Inafune, da Capcom, acha que a indústria de games nipônica tem sérios problemas atualmente.
Ao The New York Times, Inafune disse: "Eu olho para a TGS e todos estão fazendo jogos terríveis. O Japão está no mínimo cinco anos atrasado". Ele criticou principalmente os designers de games que, ao encontrar sucesso num gênero, mantêm a mesma fórmula estabelecida, pois, segundo ele, isso não funciona mais. (Bom, ele deve estar certo, afinal ele é o criador de Mega Man e sua imensa lista de continuações muito parecidas umas com as outras.)
Os problemas não estão ligados à falta de criatividade. Segundo Inafune, não é suficiente o apoio financeiro aos jogos no Japão.
"O lado dos negócios não está dando conta do investimento", disse Inafune. "É preciso estar preparado para investir 4 bilhões de Yens ou mais num jogo e depois pagar mais 2 bilhões para promovê-lo. Mas as empresas japonesas não podem fazer isso. Então, nós estamos perdendo para o Ocidente em termos de investimento em jogos. É um ciclo vicioso, porque se você não investe, não consegue vender e, se você não consegue vender, você não pode investir."
Enquanto a Capcom tem tido sucesso no Ocidente nos últimos anos, com jogos como "Resident Evil 5", "Super Street Fighter 4" e "Dead Rising", Inafune disse que a empresa não estava indo bem com a transformação da indústria. "Lost Planet 2", em particular, foi um passo para trás para a Capcom. Inafune disse que isso foi um equivoco. Ele diz que eles fizeram o jogo muito parecido com "Monster Hunter", que é extremamente popular no Japão, mas teve menor sucesso na Europa e América do Norte.
"Eu quero fazer games que viajem para o exterior, mas a Capcom talvez ainda não tenha levado a globalização a sério", disse Inafune. "Eu quero estudar como os ocidentais vivem para fazer jogos dedicados a eles."
Inafune também apontou outras empresas e fabricantes de jogos japoneses. Ele destacou a liderança da organizacão da Nintendo, dizendo que 80% do conselho da companhia de administração veio de um fundo de desenvolvimento e entende que ele é necessário. Ele também elogiou a produtora Level 5, que fez os jogos "Dragon Quest IX" e "Professor Layton", dizendo: "No futuro, eles estarão acima de nós".
Nenhum comentário:
Postar um comentário